Novembro Azul: Diagnóstico precoce do câncer de próstata pode salvar vidas

“Novembro Azul”, em alusão ao câncer de próstata, reforça a necessidade da conscientização sobre a saúde masculina

É cientificamente comprovado: homens se preocupam menos com a saúde que as mulheres. Segundo estatística da Pesquisa Nacional de Saúde, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a proporção de mulheres que consultou um médico em 2019 foi de 82% contra 69% dos homens. Daí a importância de uma campanha como o Novembro Azul.

Reforçando a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, a ação de conscientização foi criada 2003 e, desde então, vem informando milhares de homens todos os anos sobre a doença.

Segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele, a doença, conforme estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), deve atingir um total de 66 mil novos casos até o final do ano no Brasil.

Diagnóstico precoce

O diagnóstico da doença pode ser feito pela combinação da coleta do PSA (exame de sangue) com o toque retal. O rastreamento do câncer de próstata deve começar a ser feito a partir dos 50 anos. No caso de pacientes com atores de risco, como histórico familiar, a faixa etária cai para 45.

Fonte: d.emtempo.com.br     

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *