Intitulado pela OMS junto ao fundo das nações unidas para a infância (Unicef), o mês mundial do aleitamento materno surgiu em 1992 para incentivar o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade do bebê.
Conheça alguns benefícios do aleitamento materno:
Fonte de Anticorpos:
O leite materno é responsável por transferir os anticorpos da mãe para o bebê, ajudando-o a enfrentar possíveis infecções enquanto seu sistema imunológico ainda não está totalmente desenvolvido.
Alimentação completa:
A composição do leite materno contempla todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê. Oferecido de maneira exclusiva , dispensa até mesmo o consumo de água, já que mantem a criança alimentada e hidratada.
Diminui chance de leucemia infantil:
Amamentar o bebê com leite materno pelo menos durante os seis primeiros meses pode reduzir o risco de leucemia infantil.
Dados de uma pesquisa publicada em uma revista médica chamada JAMA Network comprovam que o aleitamento materno pode diminuir em até 19% a probabilidade do surgimento da leucemia.
Menos problemas respiratórios:
Amamentar por no mínimo 6 meses pode reduzir o risco de infecções no sistema respiratórios.
Reduz o risco de câncer de mama, ovário e endométrio:
Os bebês não são os únicos beneficiados pelo aleitamento. A amamentação diminui em 2,2% a possibilidade de surgirem tumores nas mamas, nos ovários e no endométrio, essa porcentagem aumenta com o tempo de amamentação.
Fonte: painel.programasaudeativa.com.br