Dia Mundial do Rim: Cuidados com a Doença Renal

O objetivo da campanha do Dia Mundial do Rim, é engajar pessoas já com a Doença Renal para promover a participação significativa no tratamento, além do foco no autocuidado, sobre vida e qualidade de vida.

Há 14 anos, inúmeros eventos são organizados para educar e alertar a população. Por isso, é importante ressaltar sobre a Prevenção da Doença Renal, afim de reduzir a frequência, o impacto e os problemas associados à doença.

Mais de 10% da população mundial apresenta algum tipo de disfunção renal. Os números mais recentes mostram que a previsão é um aumento de 17% para a próxima década. Enquanto isso a Doença Renal já é reconhecida como um problema global de saúde pública. Os principais grupos de riscos para o desenvolvimento da doença são: hipertensos, diabéticos, obesos e aqueles que tem histórico familiar de Doença Renal ou Cardiovascular.

• Vivendo bem com a doença renal

Ser diagnosticado com Doença Renal pode ser um grande desafio, tanto para o Paciente quanto para as pessoas do convívio. O diagnóstico e tratamento em estágios avançados da doença, têm impacto severo na vida do paciente. Muitas vezes também dos familiares, reduzindo a capacidade para as atividades cotidianas como: trabalho, viagens e socialização. Enquanto isso, causa também vários sintomas como por exemplo, fadiga, dor, depressão, prejuízo cognitivo, problemas gastrointestinais e de sono.

O objetivo do tema é promover a educação e a conscientização sobre a gestão eficaz de sintomas da Doença Renal e a capacitação do Paciente, para promover a participação significativa no processo do tratamento e na vida cotidiana. Isso exigirá que os pacientes entendam o seu papel, tenham o conhecimento necessário para serem capazes de se envolver na tomada de decisão compartilhada, bem como desenvolver as habilidades e o suporte para um autogerenciamento eficaz.

• Cuidados com a Doença Renal

Ao falar sobre os cuidados é importante estar atento em tratar e controlar os fatores de risco. Uma vez que são os mais comuns a diabetes, hipertensão, dislipidemia, obesidade, doença cardiovascular e tabagismo. Estando estes, em controle e tratamento de acordo com as normatizações e orientações do Ministério da Saúde. Além disso, deve-se orientar que o uso de qualquer tipo de medicação deve ser realizado apenas com a prescrição médica.

• Atividades da Pró-Renal no Dia Mundial do Rim 2021

A Pró-Renal preparou para este ano diversas atividades que serão desenvolvidas pela equipe de saúde. Com foco no engajamento do paciente, buscamos também envolver familiares e cuidadores, no autocuidado, qualidade e valorização da vida. As atividades serão realizadas na própria rotina de tratamento, com todos os cuidados necessários para a prevenção da COVID-19, conforme as orientações das autoridades de saúde. Para o público em geral a campanha terá como foco a divulgação das informações de prevenção da Doença Renal principalmente para os grupos de riscos nas Redes Sociais e Assessoria de Imprensa.

• Prevenção (Grupos de Risco)

Cuidar da saúde de todo o organismo ajuda a proteger também a saúde dos rins! Além disso, é muito importante que se conheça os fatores de risco da doença renal para evitá-los e tratá-los. Os principais fatores de risco são: a hipertensão arterial, o diabetes e doenças renais ou cardiovasculares. O uso de medicações nefrotóxicas e o fumo também podem comprometer a função renal.

Por isso, é importante praticar exercícios físicos, controlar o colesterol, a glicose, o peso e a pressão arterial, não usar medicamentos sem indicação médica, evitar o excesso de sal e carnes vermelhas, realizar exames preventivos como o de urina e creatina e consultar o médico com regularidade. Por isso, criamos uma lista de cuidados essenciais para reduzir os riscos de evolução à Doença Renal.

Fonte: pro-renal.org.br

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *