Dias mais frios, dias de chuva ou de pura preguiça… não faltam motivos para colocar a academia de lado e pular um dia de treino. O resultado? Mais calorias ingeridas, mais peso na balança e indisposição. O profissional de educação física da rede Just Fit de Academias, Edson Soares dos Santos Silva, dá 5 dicas simples para não sabotar os treinos e nem a saúde. Confira:
- TEMPO
O profissional explica que não é necessário dedicar mais do que 45 minutos do dia para treinar. “Neste período, já é possível acelerar o metabolismo, ter perda calórica e manter os níveis de condicionamento estáveis”.
- FREQUÊNCIA
De acordo com Silva, três vezes de exercícios por semana já surtem efeitos no corpo e na mente de quem pratica atividade física. “Se imaginarmos que uma semana tem 168 horas e treinarmos 2 horas e 15 minutos por semana, ainda sobram mais 165 horas para fazermos o que mais precisar e bem entender nos outros dias”.
- TIPO
O profissional de educação física ressalta que não adianta insistir naquilo que não gostamos. “O treino precisa agradar”. Por isso, escolher a atividade que mais combina com o estilo de vida é o que vai ajudar a incorporá-lo na rotina. “Assim, também é mais fácil sentir os hormônios do prazer que são liberados durante a atividade’’.
- SUBA NA BALANÇA
Não dá para encarar uma atividade física todos os dias se não estiver acompanhando o resultado. Silva lembra que uma boa avaliação física juntamente com um profissional da área de Educação Física é um fator muito importante para acompanhar os resultados alcançados.
- SAÚDE ALÉM DA ESTÉTICA
Com tanta informação disponível atualmente é quase inadmissível ignorar que a atividade física é o melhor remédio, sem contra indicações, que ainda previne doenças e melhora a qualidade de vida. Pratique!